Dentro dessa liberdade de ação, uma orientação importante é trabalhar através de imagens, através de vivências, que permitam a associação do que se aprende com a imagem da história, da vivência.
Estamos na terceira época de alfabetização e chegou a hora da letra "Q". Então, apresentei a história do vaqueiro Quim, que era chamado pela mãe de Quinzinho, e gostava muito de queijo e de quiabo. Tinha um cachorro chamado Floquinho e ia até a quitanda da dona Quitéria para comprar quiabo fresquinho e comer fritinho com arroz. O ritmo inicial ganhou o seguinte poema:
"Está no quadro, está no queijo
E no queixo do Quinzinho.
Está no quilo do quiabo,
E no meio do Floquinho.
Tem no quarto e na quitanda,
No quimono e no quiosque.
No começo do quintal
E no fim de todo bosque."
E as palavras e a letra "Q" foram surgindo...
E para completar a vivência, decidi ir até a quitanda do bairro comprar um pouco de quiabo e preparamos um delicioso quiabo frito, que foi servido acompanhado de fatias de pão. A preparação começou com a observação, o toque e o cheiro do quiabo. Depois lavamos, fatiamos e salgamos. Na hora da panela, por segurança, fiquei pilotando o fogão e por fim, mesa posta!
E assim saboreamos a vivência e a conquista do "Q", que ficou com gosto de quero mais!!!
Rosa, estou cursando fundamentação da Pedagogia Waldorf, com o Professor Peter, gostaria muito de conhecer sobre a época das letras, como introduzir a matemática.
ResponderExcluirsilviacopedagoga2014@gmail.com
Um forte abraço!
Rosa, estou cursando fundamentação da Pedagogia Waldorf, com o Professor Peter, gostaria muito de conhecer sobre a época das letras, como introduzir a matemática.
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