O texto é bem bacana, introduzindo conceitos básicos da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf e traz, através da entrevista com três professoras, práticas, caminhos e percepções do processo de alfabetização dentro da Pedagogia Waldorf.
Dentro de todo o conteúdo, ressalto abaixo alguns trechos que me chamaram a atenção porque trazem pontos que eu vivo atualmente em minha experiência como professora Waldorf de 1o. ano.
Segundo Abreu e Sâmara (1999) o autoconhecimento e a autoeducação incluem-se entre as obrigações básicas do/a professor/a e isso exige uma “luta” energética com parte do seu ser como as emoções, os instintos e o temperamento. O/a professor/a é chamado/a a conhecer essas forças, dominá-las e transformá-las em capacidade criativas.
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“a sensação que eu tive é que na verdade a gente não ensina a ler, eles é que aprendem a fazer e com o entusiasmo vão “acordando” para a aprendizagem”
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No primeiro ano na verdade o que a gente precisa fazer constantemente é olhar o mundo, “se debruçar sobre ele” no que acontece no nosso redor, na natureza, nos seres da natureza, nas atividades cotidianas, nas atividades de trabalho artesanal. Esse é, principalmente, o nosso “alimento” para criar as histórias para alfabetização e encontrar elementos pictóricos no mundo que possam servir como material para alfabetização.(...)
Há uma ligação artística no aprender, na instância do pensar, sentir e querer. Você traz pra criança essa relação do sentir do eu gosto eu simpatizo e aí eu quero fazer e vou pensar sobre isso. Então é diferente nesse sentido.
Enfim, recomendo a leitura!
Para acessar o TCC completo, basta clicar aqui.
E boas reflexões!
Olá! Que lindo post, fiquei muito curiosa para ler este TCC... pena que o link não abre :(
ResponderExcluirSe puder compartilhar o arquivo aqui no comentário, te agradeço muito!