Nesta semana recebi um grande presente: passei três dias acompanhando as aulas do 1o. ano na
Escola de Resiliência, uma escola que oferece ensino fundamental (até o 5o. ano) gratuito baseado na Pedagogia Waldorf, localizada no Núcelo Horizonte Azul, da Associação Monte Azul.
Foi uma experiência incrível e extremamente enriquecedora!
Ali, vi crianças brincando soltas, pés ora na terra, ora nos galhos de uma árvore. Mãos brincando de trabalhar com a enxada e com a pá, mãos embalando bonecas feitas a partir de casacos de tricô.
Ali, pude vivenciar o significado da expressão "autoridade amorosa", tão citado por Rudolf Steiner em muitas de suas conferências sobre Educação. A professora Kátia é essa expressão em pessoa!!!
Ali, pude sentir as cores, os aromas e os sabores das refeições preparadas com todo amor do mundo pela professora Gabriela, que além de ter um coração enorme e fazer comidas deliciosas, também tem uma voz de fada. Eu ficava encantada ao ouvi-la cantar os ritmos de cada dia!
Ali, ganhei muitos abraços, olhares, sorrisos e ouvi conversas cheias de sabedoria que aconteciam durante as brincadeiras, como esta que aconteceu entre 3 meninos:
- Vamos brincar?
- Vamos, eu sou o chefe!
- Não, na nossa brincadeira não tem chefe, só tem líder. Eu vou ser o líder, mas não vou mandar, só vou chamar. E depois eu deixo você ser o líder também, mas não pode mandar.
E os três saíram brincando, cheios da sabedoria, que nós, adultos, ainda estamos buscando.
E não bastasse toda essa nutrição, a cereja do bolo veio no último dia de aula e me foi dada pela Thainara, que após a aula de desenho livre, me entregou esse desenho dizendo:
- Essa é você, esse é seu filho e esse é seu marido lhe entregando um buquê.
Meu filho me acompanhou nessa jornada. Enquanto eu estava vivendo o 1o. ano, ele ficou na casinha do Jardim, com a professora Marisa. Essa casinha ficava ao lado da casa do 1o. ano e nos momentos de brincadeira livre, pude observar meu filho ali, fazendo novos amigos e brincando feliz da vida com a enxada e com os toquinhos de madeira que encontrava. E ele também ganhou dos novos amigos uma recordação: no último dia de aula, cada um fez um desenho para ele. A professora Marisa uniu todos os desenhos com laços de um fio verde e nos entregou na hora de ir embora. Delicadeza, carinho e amor materializados em nossas mãos!
Em todos os sentidos, a Escola de Resiliência é uma meta a alcançar!
Gratidão ao Professor Mário Zoriki, que me abriu as portas para essa vivência, às professoras Kátia e Gabriela, por terem me recebido tão calorosamente, e à professora Marisa, por ter oferecido um cuidado cheio da Vida ao Marcéu.
E gratidão também ao casal de amigos Carlos e Emy e aos seus filhos Gabriel e Milena, por terem nos recebido em sua casa durante esses três dias, com amor, carinho, cama quentinha, boa comida e excelentes conversas para aquecer a Alma!